Temblante para blog







Pesquisar este blog:

IPRIMIR

Print Friendly and PDF

sexta-feira, 28 de julho de 2017

O LOBO E CORDEIRO, DE ESOPO

O LOBO E O CORDEIRO


Certa vez, um lobo estava bebendo água num riacho. Um cordeirinho chegou e também começou a beber, um pouco mais para baixo.
O lobo arreganhou os dentes e disse ao cordeiro:
— Como é que você tem a ousadia de vir sujar a água que estou bebendo?
— Como sujar? — respondeu o cordeiro. — A água corre daí para cá, logo eu não posso estar sujando sua água.
— Não me responda! —tornou o lobo furioso. —Pois sei que você estragou todo o meu pasto — replicou o lobo sem perder o rebolado.
— Como é que posso ter estragado seu pasto, se nem dentes eu tenho? — respondeu o humilde cordeiro.
— Além disso — rosnou o lobo — fiquei sabendo que você andou falando mal de mim há um ano.
— Como poderia falar mal do senhor há um ano, se sequer completei um ano?
O lobo, não tendo mais como culpar o cordeiro, usou sua razão de animal esfomeado e não disse mais nada: pulou sobre o pescoço do pobre animalzinho e o devorou.

                                                                                                         (Esopo)



                                                                                      
       Moral da história: Contra a força não há argumentos.

Sobre o texto lido, responda:

1.       Quem são os personagens?

2.       Há um narrador que apresenta as personagens e informa ao leitor quem elas são? Que tipo de narrador foi escolhido para esse texto? Explique.

3.       Na fábula lida, que personagem representa:
a fragilidade física, a mansidão?
a força física?
a inteligência?
a brutalidade?
a capacidade de raciocinar e argumentar logicamente?
o comportamento de quem se sente “dono do mundo”?
a humanidade?
a arrogância?
a mentira e a injustiça?

4.       O gênero textual ao qual se enquadra o texto “O lobo e o cordeiro”, de Esopo é:
a)      Conto.
b)      Fábula.
c)       Crônica.
d)      Poema.

5.       Que expressões o cordeiro usa para referir-se diretamente ao lobo? O que esse tratamento demonstra?

6.       Pinte todos os verbos nas formas nominais.

7.       Complete o quadro:


Infinitivo
Gerúndio
Particípio

bebendo












Nenhum comentário:

Indique este blog a um amigo.