Temblante para blog







Pesquisar este blog:

IPRIMIR

Print Friendly and PDF

sexta-feira, 22 de março de 2013

II - ESTUDOS GRAMATICAIS (SUBSTANTIVO)


Leia e observe que foram retirados vários substantivos do poema.

1) Complete o poema com os substantivos adequados do quadro abaixo:

bola-chuva-colegas-conversa-criança-escola-futebol-mãos-passeio-recreio-sol-turma.


Eu conheço os meus ______________
sei que vão argumentar
que pra não ser mais ______________
é preciso namorar.

Mas a outra só gostava
de _______________ e de ______________
e queria que eu ficasse de ____________ dadas no _____________!

E eu ali, sentado e quieto,
no ______________ lá da ______________,
de ______________ dadas feito bobo,
vendo a _____________ jogar _____________!

Gosto mesmo é de brincar,
faça ____________ ou faça _____________.
Namorar não quero mais:
eu prefiro o _______________!


Pedro Bandeira


2) Copie do poema o que se pede:

a)    dois substantivos que dão nome a pessoas
b) dois substantivos que dão nome a lugares
c) um substantivo que dá nome a objeto


3) Deu para entender todo o poema? Por quê? 



4) Complete com o substantivo coletivo adequado.


a) Assisti ao show da ____________________ pela televisão. (de músicos)
b) Visitei a ________________ da nossa cidade. (de quadros)
c) Perdi o _________________ onde colei as fotos do meu aniversário. (de fotografias)
d) Um  __________________ é sempre um belo presente. (de flores)



5) Forme substantivos compostos, unindo substantivos da coluna A a palavra da coluna B.

A B

Mar estrela
Fogo viva
Sol perfeito
Água fátuo
Amor gira


6) A partir dos substantivos simples, escreva substantivos compostos com hífen.
pão   ______________      
        ______________
        _______________


banana _______________      
           _______________
            _______________

pé _______________    
     _______________
    _______________


Blogs




I - ESTUDOS GRAMATICAIS NO TEXTO "NO RETIRO DA FIGUEIRA" , DE MOACYR SCLIAR


01.   Observe este fragmento do conto “No retiro da figueira”. Faça uma lista com as palavras que são nomes, isto é, que são substantivos:

“Sempre achei que era bom demais. O lugar, principalmente. O lugar era... era maravilhoso. Bem como dizia o prospecto: maravilhoso. Arborizado, tranquilo, um dos últimos locais – dizia o anúncio – onde você pode ouvir um bem-te-vi cantar. Verdade: na primeira vez que fomos lá, ouvimos o bem-te-vi. E também constatamos que as casas eram sólidas e bonitas, exatamente como o prospecto as descrevia: estilo moderno, sólidas e bonitas. Vimos os gramados, os parques, os pôneis, o pequeno lago. Vimos o campo de aviação. Vimos a majestosa figueira que dava nome ao condomínio: Retiro da Figueira.”

02.   Entre os substantivos que você encontrou, escreva:

a.       substantivos simples;
b.      um substantivo composto;

03.   Localize na atividade anterior e copie os substantivos derivados das palavras grama e figo.

04.   Transcreva do fragmento acima um substantivo próprio.

Assim, concluímos que o tipo de palavra que dá nome a tudo o que existe ou que é inventado é o substantivo.


05. O artigo sempre se antepõe a um substantivo e concorda com ele em gênero (masculino⁄feminino) e (singular⁄plural).

Em um bem-te-vi, temos um artigo: ____________________________.
Em o bem-te-vi, temos artigo: _________________________________.

06.   Agora responda:

a.  O nome bem-te-vi aparece duas vezes no texto. Que artigos você empregou antes desse substantivo?
b.      Como se classificam os artigos usados?
c.       Explique essa mudança do artigo um para o artigo o.

Blogs



Indique este blog a um amigo.