Temblante para blog







Pesquisar este blog:

IPRIMIR

Print Friendly and PDF

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

COMPREENDENDO O LIVRO “ROMEU E JULIETA”, DE WILLIAM SHAKESPEARE


I ETAPA - ELEMENTOS DA NARRATIVA E MOMENTOS DA NARRATIVA

         O ato de narrar é simplesmente relatar um ou mais acontecimentos que sucederam com certo personagem, em tempo e lugar definidos. Você irá apenas relatar uma história, que pode ser fictícia (imaginária) ou real.


Os elementos da narrativa são:


PERSONAGENS: são os participantes da história. Podemos destacar o protagonista e o antagonista.
 
·     Protagonista – pessoa que desempenha ou ocupa o primeiro lugar num acontecimento.
·     Antagonista – pessoa que é contra alguém ou algo, adversário, opositor.

ESPAÇO: ambientes que acontece a história.

TEMPO: refere-se à época ou momento em a ação se desenrola.

NARRADOR: existem três tipos de narrador ou foco narrativo:

1) Aquele que conta e também participa da história, o chamado narrador em 1ª pessoa ou narrador-personagem.

2) Aquele que não participa, não se inclui na história,  o chamado narrador em 3 ª pessoa ou narrador-observador.

3) Narrador intruso - não toma parte nos acontecimentos,mas comenta os fatos, expressa sentimentos e opiniões.


Os momentos da narrativa são:


1) INTRODUÇÃO – onde se faz uma breve apresentação estabelecendo espaço e tempo.

2) DESENVOLVIMENTO – onde há a transição da introdução para o clímax, ou seja, a complicação da história.

3) CLÍMAX – antecede o desfecho, também chamado de auge da história, será o momento onde teremos o suspense e tensão.

4) DESFECHO – será a parte final da história, momento onde teremos esclarecimento e revelações, é a soma da introdução, desenvolvimento.

ENREDO: fato relatado na história. É o acontecimento a ser contado.

II ETAPA - Gênero textual: Biografia



BIOGRAFIA DE WILLIAM SHAKESPEARE

1.      Qual o nome completo de William Shakespeare?
2.      Onde nasceu? Quando?
3.      Onde morreu? Quando? De quê?
4.      Qual o nome de seus pais?
5.      Cursou universidade? Qual o curso? Quando se formou? Onde?
6.      Quando iniciou suas atividades literárias?
7.      Em 1592, com menos de 30 anos, Shakespeare já tinha o seu talento reconhecido no teatro, tendo redigido pelo menos duas peças. Quais?
8.       Como podemos dividir a arte dramática do poeta?Exponha –as .
9.      Para você, por que William Shakespeare é um dos dramaturgos mais encenados no planeta?
10.  O autor inglês escreveu cerca de 40 peças. A ponte as principais.
11.  No ano de 1610, retornou para Stratford, sua cidade natal, local onde escreveu sua última peça. Qual o nome dessa peça e em que ano ele a finalizou?
12.  Mencione uma frase de Shakespeare e explique por que a citou.
13.  Quem foi o último descendente direto de Shakespeare? Comente.
14.  Qual a peça mais importante de William Shakespere?
15.  Na sua opinião, por que “Romeu e Julieta” é uma das obras de Shakespeare mais levadas aos palcos do mundo inteiro?



SITES PARA PESQUISAR A BIOGRAFIA DE WILLIAM SHAKESPEARE

http://pt.wikipedia.org/wiki/William_Shakespeare


III ETAPA - FICHA DE LEITURA


1.  ASPECTOS GERAIS:

Título do livro:
Nome do autor:
Nome do ilustrador:
Editora:                                                              
Local:                                     
Edição:                                           
Data:                   
Número de páginas:


2.  PERSONAGENS:

Quais são:
O que fazem na história:
Quem aparece mais vezes na história:
Como são as personagens principais:


3.  LOCAL:

Onde se passa a maior parte da história:
Como é esse lugar:


4.  TEMPO:

Quando acontecem os fatos:
Como você sabe disso:


5.  ENREDO:

Qual é a ideia principal da história:
De qual parte da história você mais gostou? Comente.


6.  COMENTÁRIOS

Você achou o título da história adequado? Por quê?
Que outro título você poderia dar à história?
Você gostou dessa história? Por quê?




IV ETAPA - COMPREENDENDO O LIVRO “ROMEU E JULIETA”




1.      Por tratar-se de um Montecchio, Romeu não poderia entrar na festa dos Capuletos. Por que ele se interessou em participar da reunião e como fez para não ser impedido?

2.      Depois de se conhecerem no baile sentirem a mesma atração, Romeu e Julieta apresentaram, no final da noite, os mesmos sentimentos de contentamento e tristeza. O que dera origem a esses sentimentos contraditórios?

3.      No jardim dos Capuletos, após ter ouvido a confissão de amor feita por Julieta às estrelas, Romeu revelou-lhe seus sentimentos e os dois decidiram casar-se, apesar da inimizade entre as famílias. Que pessoas auxiliaram os jovens? Que opinião tinham a respeito dessa união?

4.      O casamento celebrado por Frei Lourenço efetivou-se em uma única noite de amor. Por que Romeu precisou fugir para Mântua antes que o dia amanhecesse?

5.      Ao verem a filha angustiada após a partida de Romeu, e sem saberem o verdadeiro motivo de tanta melancolia, os pais da jovem acreditaram que seu casamento com o conde Páris lhe devolveria a alegria de viver. Desesperada com a decisão dos pais, Julieta procurou frei Lourenço e, juntos, arquitetaram um plano. Qual foi?

6.      Que incidente fez com que o plano de frei Lourenço tivesse um final inesperado? E que final foi esse?


VAMOS CRIAR COM A HISTÓRIA


7.       As imagens também podem compor um livro. Reconte a história a partir das ilustrações, ou cite coisas que você descobriu nelas. Faça por escrito.


8.      O dramático epílogo da história de Shakespeare não aparece apenas na literatura. São frequentes histórias reais em que os enamorados se deparam com adversidade que acabam por impedir um final feliz.

Leia, a seguir, uma notícia de jornal:

ROMEU E JULIETA SE REPETE NA ÍNDIA

Casal indiano revive a tragédia de Shakespeare. Subba Rao e sua jovem esposa, Nagalakshmi, foram proibidos de consumarem seu casamento pelo astrólogo da família até o momento sideral propício. Cansado de esperar, Rao  simula um suicídio engolindo alguns grãos de pesticida, que o deixam inconsciente. Sua esperança era a de que seu ato desesperado sensibilizasse as famílias. Enquanto Rao era socorrido, sem risco de vida, em um hospital da cidade vizinha, sua jovem esposa de 14 anos, sabendo do acontecido, ingere toda a lata de pesticida e morre sem ter pedido socorro.
(Adaptado do jornal da Tarde, 25 ago. 1993.)


Baseando-se na trama da história de Romeu e Julieta, escreva um texto em que dois jovens apaixonados encontram obstáculos para viver o seu amor.

9.      Shakespeare era um dramaturgo; todas as suas obras foram escritas para serem representadas. Com a ajuda de seu professor, tente montar a versão teatral da história lida.

10.   Quais são os temas e assuntos em “Romeu e Julieta” que são relevantes hoje em dia?


V ETAPA - COMPREENDENDO O FILME “ROMEU E JULIETA”




Filme

Antes de exibir o filme, provocar os alunos a observarem a linguagem audiovisual por meio do seguinte roteiro:

Quem é o autor, o diretor e o produtor? 
Quem fez o roteiro? 

Qual o tema do vídeo? 

Como as personagens demonstraram o tema? 

Quais recursos foram utilizados (luz, som, cenário, etc.)? 

Você achou do filme?
Assistir filme e discutir as informações solicitadas pelo roteiro.
Apresentar em áudio a mensagem “Você aprende” para que os alunos possam conhecer outras obras do autor. 


Antes de começar a passar o filme comente sobre os problemas sociais graves que a nossa sociedade enfrenta. Os estudantes devem considerar estes problemas sociais, sem saber que eles têm alguma relação com Romeu e Julieta. Eles farão a classificação em ordem de gravidade, e a número 1 será a mais grave.




Enganar alguém intencionalmente
Mentir para os pais

Matar alguém por revanche

Aconselhar a alguém para se casar por dinheiro

Odiar a alguém por associação (gangue, etnia, família, etc.)

Vender drogas

Matar alguém por equívoco enquanto estiver lutando

Cometer suicídio

Penetrar em uma festa
Casar-se contra a vontade dos pais
Provocar briga
Xingar alguém



Depois que os estudantes fizerem a classificação e tentarem chegar a um consenso sobre a ordem dela, discutir quais assuntos eles pensam que são problemas graves hoje em dia. Depois da discussão, revele que todos estes problemas, aconteceram em Romeu e Julieta. 

E terminando o Projeto, os estudantes devem classificar a mesma lista de problemas sociais como fizeram no começo, mas como exceção, desta vez a lista identificará os elementos da obra que correspondem à primeira lista.

Frei Lourenço enganando a todo mundo com a “morte” de Julieta
Julieta mentindo para seus pais

Romeu matando Teobaldo

Enfermeira aconselhando Julieta a se casar com Paris

Contenda entre Capuletos e Montechios

Farmacêutico vendendo veneno

Teobaldo matando Mercúcio

Romeu e Julieta matando-se

Romeu penetrando na festa dos Capuletos
Romeu e Julieta casando-se contra a vontade dos pais
Teobaldo lutando com Romeu
Lorde Capuleto xingando Julieta
Discuta situações do dia a dia que eles veem que são parecidas aos problemas da lista.








Discuta o final do projeto detalhadamente para que os estudantes apliquem os temas e assuntos da obra à vida moderna e trabalhem em soluções para velhos problemas.


Trailer de novo Romeu e Julieta revela jovens atores promissores





recadosparablogseorkut.com
 





Indique este blog a um amigo.