Temblante para blog







Pesquisar este blog:

Carregando...

IPRIMIR

Print Friendly and PDF

sábado, 16 de novembro de 2013

PROJETO DE LEITURA DO LIVRO “DIÁRIO DE UM BANANA”, DE JEFF KINNE


PARTE I




Leia os textos a seguir e responda às questões abaixo:






















































Construindo o sentido do texto
1.      Em que ano escolar estão Gregory e Rowley ?
2.      Na sua opinião, por que Greg não quer mais que Rowley diga “brincar”?
3.      Releia o último parágrafo.
  Por que você acha que Rowley não está contribuindo para a boa imagem de Greg?
 4.      Que conselho Greg dá em relação ao primeiro dia de aula?


PARTE II

Leia os textos a seguir e responda às questões abaixo:





























































Nas linhas do texto

1. Quem são as personagens mencionadas nesse trecho?

2. Existe um acontecimento que é o assunto principal nessa página do diário de Greg.

a) Qual é esse acontecimento?
b) Que fez Rodrick para enganar o irmão?
c) Quando o garoto percebeu que fora enganado?
d) De acordo com Greg, por que o pai se irritou com ele? Que trecho mostra isso?
e) O pai castigou o irmão mais? Por quê?

3. A pessoa que tem um diário pode colocar nele, além do texto escrito, fotos, desenhos, poemas, bilhetes, letras de canção e alguns elementos das histórias em quadrinhos (como balões de fala e onomatopeias, por exemplo). Alguns desses recursos foi empregado no diário de Greg?






















Nas entrelinhas do texto 

1. Releia o primeiro parágrafo:

“Estou tendo um problema sério em me acostumar ao fato de que o verão acabou e eu tenho que me levantar todo dia de manhã para is à escola.”

a) A quem se referem as palavras me e eu?
b) Portanto, qual das personagens é o autor do diário?
c) Essa personagem é também autora do livro “Diário de um banana” Como você chegou a essa resposta?

2. Com base no caso contado por Greg, como o leitor desse diário pode imaginar o relacionamento entre os dois irmãos?

3. Greg conta esse caso no dia em que ele aconteceu? Como você chegou a essa conclusão?

4. Releia este trecho:
“Depois disso, eu contei pro papai que o Rodrick tinha pegado uma peça em mim e que era Ele quem devia estar levando a bronca”.

a) A quem Greg se refere ao usar a palavra ele?
b) Observe que essa palavra foi escrita com letras maiúsculas. Qual a intenção dele, ao usar maiúsculas?

5. O texto não diz como Rodrick enganou o pai. De que maneira ficamos sabendo como ele fez isso?

6. Observe os desenhos que aparecem no trecho do diário:

a)       Os dois primeiros desenhos são necessários para que se entenda o cão contado por Greg?
b)       Que tipo de informação sobre as personagens e sobre a casa delas você não teria apenas pelo texto?


























Como o texto se organiza

1. Copie no caderno o trecho que, de modo mais completo, nos ajuda a entender o que é um diário. Quem escreve um diário:
a) Sempre relata grandes fatos históricos e dá sua opinião sobre eles.
b) Relata fatos que vive e vê acontecer todos os dias de sua vida.
c) Relata fatos do dia a dia, registra suas impressões sobre eles e suas emoções.
d) Apenas quer registrar suas emoções, impressões, ou seja, desabafar, expor-se.

2. No diário, Greg teve a preocupação de deixar registrado o momento em que o texto foi escrito: quinta-feira .

a) Por que, em um diário, é importante anotar o dia em que se escreve?
b) Se Greg desejasse fazer uma indicação mais precisa (exata) da data, que outras informações ele poderia colocar junto com o dia da semana?

3. Além de registrar fatos do cotidiano, o autor de um diário registra sentimentos, emoções, críticas, impressões sobre os fatos que vive ou presencia e sobre as pessoas com quem convive.
a) O que Greg parece sentir em relação ao início das aulas?
b) O que sentiram pai e filho quando o pai descobriu que Greg estava comendo às 3h da madrugada?

4. Releia estas frases de Greg e indique no caderno qual delas expressa:

Fato desabafo opinião
a) “Meu verão não começou muito bem, na verdade, graças ao meu irmão mais velho, Rodrick.”
b) “Meu pai desceu para o quarto de Rodrick e eu fui junto”.
c) “[...] era ELE quem devia estar levando a bronca.”


5. Escreva em seu caderno, como Greg, frases sobre a sua vida, o seu dia a dia, que registrem:

a) Um desabafo;
b) Ma opinião;
c) Um fato.

6. Em um diário, podem aparecer marcas de interlocução (o autor conversa com um possível leitor ou com o diário como se fosse um amigo).

a) Greg faz isso? Explique.
b) E na vida real? Quem são, provavelmente, os leitores do livro “Diário de um banana”, escrito por Jeff Kinney?


7. O autor Jeff Kinney, ao relatar a história de Greg, podia ter escrito em primeira pessoa ou em terceira pessoa.

a) Por que ele escolheu escrever em primeira pessoa?
b) Copie um trecho que confirme sua resposta anterior.




















Recursos linguísticos 

1. Diários geralmente são escrito em linguagem bastante informal, espontânea, próxima da que se utiliza no dia a dia. Até quando se trata de tradução, como é o caso do “Diário de um banana”, há preocupação em manter essa linguagem mais espontânea.
       Abaixo relacionamos características dessa linguagem. Verifique se há algum exemplo nesse trecho do diário.

a) Uso de gírias ou de expressões muito comuns no dia a dia
b) Palavras reduzidas, como tá, to, ne

2. Qual o sentido das palavras e expressões destacadas?

a) “Você pode achar que eu fui muito burro de cair nessa [...]”
b) Diário de um banana
c) “[...] o papai pensa que eu tenho um parafuso solto ou coisa do tipo.”


3. As expressões do exercício anterior foram utilizadas em sentido próprio ou figurado? Explique.

4. Localize nos fragmentos abaixo as palavras e expressões que indicam tempo.

a) “Uns dois dias depois do começo das férias de verão, Rodrick me acordou no meio da noite.”
b) “Depois disso, eu contei pro papai que o Rodrick tinha pregado uma peça em mim [...]”
c) “E acho que até hoje o papai pensa que eu tenho um parafuso solto ou coisa do tipo.”

5. Em um diário, os fatos podem ser relatados no tempo presente ou no passado. Releia a página do diário de Greg e responda:
a) Em que tempo estão as ações relatadas?
b) Qual desses tempos é mais frequente, mais utilizado por Greg? Por quê?






























Nenhum comentário:

Indique este blog a um amigo.