Temblante para blog







Pesquisar este blog:

IPRIMIR

Print Friendly and PDF

sábado, 22 de junho de 2013

VII - A FUNÇÃO DO SUBSTANTIVO E ARTIGO NO TEXTO

Estudos gramaticais

I - Leia a piadinha.

Um homem encontra um pinguim e não sabe o que fazer.
— Leve o bicho ao zoológico — aconselha o vizinho.
No dia seguinte, o vizinho encontra o homem ainda com o animalzinho e fala:
— Ué! Você não levou o bicho para o zoológico?
— Levei, sim... e ele adorou!
Hoje vamos ao cinema!


1. Circule os artigos e faça uma seta indicando os substantivos a que se referem.

2. O nome homem aparece duas vezes no texto. Que artigos foram empregados antes desse substantivo?

3. Como se classificam os artigos usados?

4. A palavra homem aparece na primeira linha como um homem e, na terceira linha, como o homem. Explique a mudança que ocorreu do artigo indefinido para o artigo definido.


II - Leia a anedota.

O avô dá uma bronca em sua neta:
— Menina, por que você atirou um carrinho na cabeça da sua prima?
E a menina respondeu:
— Porque ela me beliscou.
— Mas por que você não me chamou?
— Pra quê? O senhor não ia acertar mesmo...


5. Observe essa piada e faça uma lista com as palavras que são nomes, isto é, que são substantivos:
Entre os substantivos que você encontrou, escreva:

a. cinco substantivos simples;
b. cinco substantivo comum;

6. Transcreva do fragmento acima um pronome pessoal de tratamento.

7. Dê o sentido dos substantivos abaixo:

O cabeça -
A cabeça -

Lembrete: A mudança do artigo (o= masculino; a = feminino) acarreta mudança de significado em alguns substantivos.

8. Reescreva o texto mudando o gênero dos substantivos.


III - Leia o texto abaixo.

Em geral, borboletas e mariposas ficam no casulo duas semanas, mas esse tempo pode chegar a um mês, dependendo da espécie. Nos países mais frios, onde neva, as lagartas podem passar meses lá dentro, porque o frio atrapalha o desenvolvimento do animal. Quando está no casulo, a lagarta é chamada de pupa.


• Copie os substantivos destacados nos lugares indicados.

Femininos:


Masculino:



9. Pinte os quadrinhos conforme a legenda. Se precisar, consulte o dicionário.

Substantivo feminino – (cor-de-rosa) Substantivo masculino -  (azul)

Cútis - cal – clã – alface - eclipse – dinamite – gengibre – telefonema – amor - sentinela – alvará - saudade


10. Retire das palavras acima:

a) Dois substantivos abstratos;

b) Justifique o porquê de serem classificados como substantivo abstrato.

c) Dois substantivos concretos;

d) Justifique o porquê de serem classificados como substantivo concreto.


11. Empregue artigos definidos antes dos nomes próprios de lugar, sempre que for possível.

____ Brasil ____ Portugal ____ São Paulo

____ Ceará ____ África ____ Manaus

____ Amazonas ____ Porto Alegre ____ Espanha

____ França ____ Minas Gerais ____ Rio de Janeiro


Lembrete: Diante de nomes próprios de lugar, nem sempre é possível colocar o artigo.

recadosparablogseorkut.com






Nenhum comentário:

Indique este blog a um amigo.