Temblante para blog







Pesquisar este blog:

IPRIMIR

Print Friendly and PDF

sábado, 23 de março de 2013

EMPREGO DE X, CH

1 - X ou CH  → Emprega-se X

I - Após um ditongo:
Exemplos: caixa, paixão, peixe, eixo, faixa...
Exceção: recauchutar e seus derivados.

II - Após o grupo inicial en:
Ex.: enxada, enxoval, enxame, enxaqueca...
Exceção: encher e seus derivados (que vêm de cheio);
Palavras iniciais por ch que receberam o prefixo en encharcar (de charco); enchapelar (de chapéu).

III - Após o grupo inicial me:
Ex.: mexer, México, mexerica...
Exceção: mecha e seus derivados escrevem-se com ch;
Enchumaçado (de chumaço); enchiqueirar (de chiqueiro); enchouriçar (de chouriço), etc.

IV - Palavras de origem indígena ou africana:
Ex.: Xingu, Xavante...

V - Nas palavras inglesas aportuguesadas:
Ex.: xerife, xampu...



Exercícios

O “X”

Eu acho tão engraçado
O “X” mudar de valor.
Parece até camaleão,
Que sempre troca de cor.

Em exame, exílio, exato
Ele tem o som de “Zé”.
Essa letra é mais teimosa
Do que saci-pererê.

É a letrinha mais indócil
Entre todas do á-bê-cê.
Em máximo, trouxe, auxílio
Sua pronúncia é “sê”.

Na maioria das vezes
O “X” soa como “che”:
Xerxes, xícara, xarope
Xadrez e caxinguelê.

Em muitos casos o “x”
Tem o valor de “ks”:
Sexo,fixo, anexo
Desta maneira se lê.

Wálter Nieble de Freitas.


1.       Por que o autor compara a letra x com o camaleão?

2.       Copie as palavras do poema que são escritas com x e coloque-as na coluna adequada.

Som de Z
Som de S
Som de Ch
Som de Ks





















3.       Complete com x, observando os seus vários sons, e depois leia em voz alta.

Som de Z

Som de Ks
Som de S
ê ____odo
conve ____ o
e____tinto                    sinta____e
e ____ecutar
____i
e____tremo                 au ____iliar
e ____ austo
____ico
e____tremidade          trou____esse
e ____ íguo
fi ____ar
e____pectativa            pró____imo
e ____ ultar
ne ____o
e____ tensão                má____imo

4.       Complete as palavras com x ou ch, copie e leia em voz alta.

ca____ umba= ____________
coa____ar = ____________
gra____a = ____________
li ____a = ____________
____ingar = ____________
me ____er = ____________
pu ____ar = ____________

bro ____e = ____________
____aleira = ____________
____u ____u = ____________
col____a = ____________
fi ____a = ____________
in ____ado = ____________
ma ____   ucar = ____________
ca ____imbo  = ____________
____aminé = ____________
co____i____ar = ____________
fe____ar = ____________
fle____a = ____________
ma____o = ____________
mo ____ila = ____________

5.       Complete com x e leia.

en ____ aguar                                 en ____ urrada
en ____ ame                                   en ____ uto
en ____ aqueca                               en ____ erido  
en ____ergar                                  en ____ erto
en ____ otar                                   en ____ ofre
en ____ ugar                                   en ____ oval

è enxada – após a sílaba inicial en, usamos x.

As palavras abaixo são escritas com ch:

Encher, prencher, preenchimento (derivadas de cheio);
Encharcar (derivada de charco – pântano, terreno alagado);
Enchova ou anchova (tipo de peixe).


6.       Complete com x e leia.

me ____ er                                                                  me ____ido
me ____erica                                                               me____erico
me ____icano                                                              me____ilhão
me ____ edor                                                              me____ericar
me ____eriqueiro                                                         me____eção

è mexerica – após sílaba inicial me, usamos x.


Atenção:
Escreve-se com ch a palavra mecha (de cabelo; tocha; rastilho).


7.       Observe, complete com x e leia.

peixe                                                   caixa                                                    trouxa

Após os ditongos eiaiou, escrevemos x.

amei____a                                       bai____o                                           dei____ar                                          dei____ei
pei____ada                                      quei____ar                                       quei____a                                        frou____o
entrou____ar                                  fai____a                                        fei____e                                            sei____o                                           


8.       Leia:

Caprichos e relaxos

Xavante
Muitos xxxxx
avante

Paulo Leminski

Assim como fez Paulo Leminski, inventem um poema com o ch ou outra letra qualquer que vocês queiram.

Sejam criativos!





Nenhum comentário:

Indique este blog a um amigo.