Temblante para blog







Pesquisar este blog:

IPRIMIR

Print Friendly and PDF

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

POEMA GRILO GRILADO, DE ELIAS JOSÉ


Conversando e construindo

Leia este poema:

Grilo grilado

O grilo
coitado,
anda grilado.
E eu sei
o que há.


Salta pra aqui
salta pra ali
Cri-cri pra cá
cri-cri pra lá.


O grilo
coitado,
anda grilado
e não quer contar.


No fundo
não ilude.
É só reparar
em sua atitude
pra se desconfiar.


O grilo
coitado
anda grilado
e quer um analista
e quer um doutor.


Seu grilo,
eu sei:
o seu grilo
é um grilo
de amor.


Elias José

01.    Como você viu, esse texto também brinca com o vocábulo que apresenta mais de um sentido.

a)       Quais são os significados que a palavra grilo tem no texto?

b)       Cite um trecho do texto com o sentido 1 e outro com o sentido 2:

c)       De que modo ficamos sabendo quando é um sentido ou o outro?


02.    No texto “Grilo grilado”, a palavra grilo apresentou dois sentidos diferentes. Agora, note o jogo que o poeta faz com as palavras em destaque: primeiro ele diz ao grilo (inseto) que sabe que o grilo dele (a preocupação, a chateação) é um grilo (uma dor) de amor.

Além a palavra grilo, os versos da última estrofe também brincam com o duplo sentido de outra palavra.


a)       Que palavra é essa?

b)       Quais os sentidos que ela tem nesses versos?


03.    Vamos consultar o verbete grilo no dicionário?


grilo. [Do lat. Grillus.[ S.m. 1. Zool. Inseto de coloração geralmente parda ou escura, com antena muito mais longa que o corpo. 2. Fig. Preocupação, amolação, chateação.


GRILO. In: FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. 3. Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999. Adaptação de Tânia Ruiz.

Você está vendo? Os dois sentidos que você percebeu estão registrados no verbete.

a)       Por que o dicionário colocou o significado de grilo como “inseto” no primeiro sentido?

b)       No segundo sentido – grilo como preocupação, chateação – aparece a abreviatura Fig. O que isso quer dizer?


CONCEITUANDO


A propriedade das palavras de apresentar muitos sentidos chama-se polissemia. Na polissemia, o sentido das palavras depende do contexto, isto é, da soma das relações entre as palavras.

Polissemia significa muitos sentidos, ou seja, as palavras podem ter muitos sentidos.  


POLI = “muitos”                             SSEMIS = “sentidos, significados”

 
TOQUE BIOGRÁFICO DO AUTOR


Elias José nasceu em Santa Cruz da Prata, distrito do município de Guaranésia, Minas Gerais, em 25 de agosto de 1936. Viveu em Guaxupé/MG com sua esposa Silvinha e seus três filhos: Iara, Lívia e Érico. Além de escritor, Elias José foi professor de Literatura Brasileira e de Teoria da Literatura na Faculdade de Filosofia de Guaxupé (FAFIG), tendo atuado também como vice-diretor, diretor e coordenador do Departamento de Letras e como professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira na Escola Estadual Dr. Benedito Leite Ribeiro.



Começou a publicar em 1970, quando a Imprensa Oficial de Minas Gerais lançou "A Mal-Amada", uma surpreendente coleção de minicontos, com apoio de Murilo Rubião, que reunia contos publicados em suplementos literários do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Portugal. Antes disso, já tinha conquistado o segundo lugar no Concurso José Lins do Rego da Livraria José Olympio Editora, em 1968. Depois publicou "O Tempo, Camila" e o "Inquieta Viagem ao Fundo do Poço", este, ganhou o prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro como Melhor Livro de Contos e, ainda, o prêmio Governador do Distrito Federal como Melhor Livro de Ficção de 1974.



Elias José tem contos e poemas traduzidos e publicados em revistas literárias e antologias de autores brasileiros no México, Argentina, Estados Unidos, Itália, Polônia, Nicarágua e Canadá. Foi, por várias vezes, selecionado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) para representar o Brasil em feiras de livros internacionais. Foi ainda jurado de vários concursos literários, ministrou cursos, oficinas e palestras, participou de vários congressos de educação, lingüística e literatura.

Faleceu aos 72 anos, vítima de complicações de uma pneumonia, enquanto curtia férias com a família, em Guarujá, no litoral paulista, no dia 02 de agosto de 2008.





Nenhum comentário:

Indique este blog a um amigo.