Temblante para blog







Pesquisar este blog:

IPRIMIR

Print Friendly and PDF

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

FICO ASSIM SEM VOCÊ, CANÇÃO DE BUCHECHA


Fico Assim Sem Você








Composição: Claudinho e Buchecha

Avião sem asa,
Fogueira sem brasa,
Sou eu assim, sem você
Futebol sem bola,
Piu-piu sem Frajola,
Sou eu assim, sem você...

Porque é que tem que ser assim?
Se o meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante
Nem mil alto-falantes
Vão poder falar por mim...

Amor sem beijinho,
Buchecha sem Claudinho,
Sou eu assim sem você
Circo sem palhaço,
Namoro sem abraço,
Sou eu assim sem você...

Tô louco prá te ver chegar
Tô louco prá te ter nas mãos
Deitar no teu abraço
Retomar o pedaço
Que falta no meu coração...

Eu não existo longe de você
E a solidão é o meu pior castigo
Eu conto as horas pra poder te ver,
Mas o relógio tá de mal comigo...

Por quê? Por quê?

Neném sem chupeta,
Romeu sem Julieta,
Sou eu assim, sem você
Carro sem estrada,
Queijo sem
goiabada,
Sou eu assim, sem você...

Você...

Porque é que tem que ser assim?
Se o meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante
Nem mil alto-falantes
Vão poder falar por mim...

Eu não existo longe de você
E a solidão é o meu pior castigo
Eu conto as horas prá poder te ver,
Mas o relógio tá de mal comigo...

Por quê? Por quê?

DISCUSSÃO

Já pensou o que seria do professor sem os alunos, o que seria do médico sem os pacientes, o que seria do vendedor sem os compradores? Imagine uma dessas situações e conte para seus colegas o que aconteceria.



Certos elementos estão ligados a outros e como é difícil imaginar um sem ou outro.


Entregue aos alunos cópia da letra da canção “Fico assim sem você”, de autoria de Abdullah e Cacá Moraes.


CONSTRUINDO O SENTIDO DO TEXTO


1.        Preencha os espaços onde faltam palavras que completem a canção. Elas deverão rimar com as palavras de mesma numeração.


2.        Há alguma indicação no poema que revele o eu lírico como sendo do sexo feminino ou masculino? Qual?



3.        Escute a música e pense nas consequências do que é dito nela. Por exemplo:

Avião sem asa: Não voa, cai.

4.        Explicite, agora, as consequências desses outros fatos tirados da música:

Fogueira sem brasa:

Futebol sem bola:

Piu-piu sem Frajola:

Amor sem beijinho:

Buchecha sem Claudinho:

Circo sem palhaço:

Namoro sem amasso:

Neném sem chupeta:
Romeu sem Julieta:
Sou eu assim sem você:
Carro sem estrada:
Queijo sem goiabada:
Eu sem você:

5.        Dê a sua interpretação dos seguintes versos:

Piu-piu sem Frajola:

Buchecha sem Claudinho:

Romeu sem Julieta:


PRODUÇÃO TEXTUAL

6.        Pense em alguém que te faz ou faria falta. Pense na sua vida sem essa pessoa. Escreva um bilhete dizendo a essa pessoa como seria sua vida sem ela.


7.        Faça uma paródia explorando o lado bom da falta, ou seja, vocês deverão fazer uma nova versão da canção, mudando os versos. Para isso, deverão formar grupos e selecionarem os pares de palavras que usarão na nova canção. É importante que mantenham as rimas e a temática da música original.

Importante:  Paródia é a criação de um texto a partir de um outro conhecido, isto é, alguém utiliza a forma e rimas de um texto já conhecido para criar um novo texto cômico, irônico, humorístico ou contestador, dando um novo sentido ao texto.

8.        apresentem aos colegas as canções criadas pelos grupos.

 












































































































Nenhum comentário:

Indique este blog a um amigo.