Temblante para blog







Pesquisar este blog:

IPRIMIR

Print Friendly and PDF

sábado, 5 de novembro de 2011

O USO DO ARTIGO DEFINIDO E INDEFINIDO EM DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS

ESTUDOS GRAMATICAIS – ARTIGO

I PARTE









Leia o diálogo entre Emília e Quindim (capítulo VII – Artigos e Numerais – p. 41 e 42), de Monteiro Lobato.

— E naquela casinha minúscula? — perguntou Emília. — Quem mora lá?
— Lá moram o A, o O, o Um, Uma, umas pulgas de palavrinhas, mas que apesar disso são utilíssimas. A gente não dá um passo sem usá-las. São os ARTIGOS.
— Para que servem?
— Para individualizar um Nome. Individualizar quer dizer marcar um entre muitos. Quando a gente diz: A menina do nariz arrebitado, aquele A do começo marca, ou individualiza, esta menina que está aqui, esta neta de Dona Benta — e não uma menina qualquer. Tudo já fica muito diferente se dissermos: Menina do narizinho arrebitado — sem o A, porque então já não estaremos marcando estazinha aqui. O artigo Um também individualiza. Em Um Macaco, o Um individualiza, ou marca, um certo macaco entre toda a macacada.
— Mas Um Macaco não diz qual é o macaco. Um Macaco pode ser este ou aquele — objetou Emília.
— Por isso mesmo o O e o A recebem o nome de Artigos DEFINIDOS, e o casalzinho Um e Uma recebem o nome de Artigos INDEFINIDOS. O Artigo O é Definido porque marca com certeza; o Artigo Um é Indefinido porque marca sem certeza.
— A coisa é um tanto complicada; mas sem explicar eu entendo melhor do que explicado demais. Vamos adiante.



Lendo e conversando

Vamos recordar o que acontece no diálogo entre Emília e Quindim? Escrevam em seu caderno as perguntas a seguir:

1.       Quem mora naquela casinha minúscula?
2.       O que são as pulgas do texto e por que foram chamadas de pulgas?
3.       O que o texto diz sobre a função destes elementos na nossa língua?
4.       Que explicação é dada sobre os artigos definidos e indefinidos? Tente elaborar um conceito com suas próprias palavras, demonstrando compreensão do que foi explicado no trecho.


II PARTE

ESTUDOS GRAMATICAIS – ARTIGO

Chamamos de artigo a palavra variável que colocamos antes do substantivo para indicar, ao mesmo tempo, seu gênero e seu número.

O artigo é classificado como:

a) Definido: o, a, os, as;                                    b) Indefinido: um, uma, uns, umas.


Com base nessas informações, resolva as seguintes questões:

1.       Leia o texto abaixo e complete os espaços com os artigos. Observe que os artigos acompanham os nomes (SUBSTANTIVO) de objetos, coisas, pessoas, determinando-os ou indefinindo-os.


O leão e o ratinho

_____ leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado debaixo da sombra boa de _____árvore. Vieram_____ ratinhos passear em cima dele e ele acordou. Todos conseguiram fugir, menos um, que _____ leão prendeu debaixo da pata. Tanto_____  ratinho pediu e implorou que  _____leão desistiu de esmagá-lo e deixou que fosse embora.
Algum tempo depois _____ leão ficou preso na rede de  _____caçadores. Não conseguindo se soltar, fazia _____ floresta inteira tremer com seus urros de raiva.
Nisso apareceu  _____ratinho, e com seus dentes afiados roeu  _____cordas e soltou  _____leão.

Moral: uma boa ação ganha outra.

Esopo


2.       Dê a classificação dos artigos presentes no texto lido.

3.       Respondas às questões abaixo:

a)       O nome leão e ratinho aparecem várias vezes no texto. Que artigos você empregou antes desses substantivos?

b)       Como se classificam os artigos usados?

c)       Por que em determinados casos empregamos o artigo indefinido e em outras situações empregamos o artigo definido?
Observação: Para compreender uma tirinha ou uma história em quadrinhos, é muito importante não só ler o que está escrito, mas também observar as expressões das personagens, as cores, os desenhos...


Leia a tirinha abaixo para responder às questões.




4.       O que deixa esse texto engraçado é:
a)       o fato do supermercado estar cheio.
b)       a resposta da mãe.
c)        a pergunta da filha.
d)       a resposta da filha.

5.       No segundo quadrinho, a expressão “Me custaram os olhos da cara”, o que isso significa?

6.       Na frase: “Comprei uma balas e um bolo de morango”. O artigo indefinido antes do substantivo balas indica que:
a)       a filha ganhou balas de todos os sabores.
b)       a filha ganhou balas de morango.
c)        a filha ganhou balas somente de um sabor.
d)       a filha ganhou balas de laranja.

7.       No segundo e no terceiro quadrinhos, o artigo definido se refere ao substantivo:
a)       Mamãe
b)       olhos
c)        balas
d)       bolo de morango

8.       No primeiro quadrinho, o artigo definido o se refere aos substantivos:
a)       supermercado, cheio.
b)       fila, caixa.
c)        estacionamento, supermercado.
d)       cheio, mamãe.

9.       Marque a opção em que todos os substantivos são acompanhados pelo artigo definido:
a)       a fila, umas balas.
b)       o estacionamento, um bolo de morango.
c)        o supermercado, a fila.
d)       um bolo de morango, umas balas.


ESTUDOS GRAMATICAIS – ARTIGO

III PARTE

EXERCÍCIOS:

1.       Leia o texto a seguir:

“O orvalho vem caindo
Vai molhar o meu chapéu
E também vão sumindo
As estrelas lá do céu
Tenho passado tão mal
A minha cama é uma folha de jornal”.

(Noel Rosa)

a)       Observe que no texto há vários artigos. Retire-os.

b)       Dê a classificação dos artigos presentes no texto.


2.        No texto a seguir, acrescente os artigos definidos ou indefinidos:
               
Guilherme e Gustavo são irmãos. _____ padrinho de Guilherme o levou para passear na cidade. Algum tempo depois, _____ padrinho de Gustavo fez _____ mesma coisa. Ambos queriam ganhar _____ presente. Por isso, cada um deles foi levado a _____ loja da cidade.

3.        Classifique os artigos conforme o modelo:

O senhor me dá um presente de aniversário?
o = artigo definido, masculino, singular
um = artigo indefinido, masculino, singular
a) Ganhei uma caneta dourada.
________________________________________________________________________________
b) Os irmãos ganharam doces.
________________________________________________________________________________
c) A enfermeira foi bastante prestativa.
________________________________________________________________________________
d) Marília ganhou uns livros de ficção do seu padrinho.
_______________________________________________________________________________

e) Vi umas crianças brincando na loja.
________________________________________________________________________________

4.       Explique a diferença das duas frases abaixo:

I-             - Pai, comprei o livro.
II-            - Pai, comprei um livro.

5.       Assinale com um traço os artigos definidos e com dois traços os indefinidos do trecho a seguir.

“Uma pessoa dotada de um espírito sadio abre as janelas da mente e deixa entrar o sol, as paisagens, o perfume dos campos, o canto dos pássaros, as esperanças e as alegrias dos irmãos.”


6.       Complete o texto abaixo empregando artigos definidos ou indefinidos


______ homem comprou _______ papagaio e mandou ______ loja entregar em sua casa. _______ papagaio falava sete línguas e custou _______ fortuna.
Quando chegou em casa do trabalho, _______ homem procurou _______ papagaio e não achou.
                __ Cadê ________ papagaio que eu comprei? _ perguntou ele à mulher.
                __ Papagaio? Ih, eu pensei que era ________ galinha e assei pro jantar.
                __ Meu Deus! Meu papagaio assado! Esse papagaio fala sete línguas!
                __ E por que ele não falou quando eu botei ele no forno?

7.       Leia e complete com os artigos adequados.
__________ dia __________ diabo viu __________ criança fazendo com __________ dedo __________ buraco na areia e perguntou-lhe que diabo de coisa estaria fazendo.
— Ué! Não vês? Estou fazendo com __________ dedo__________ buraco na areia!  — espantou-se __________ criança.
Pobre diabo! __________ seu mal é que ele jamais compreenderá que __________ coisa possa ser feita sem segundas intenções.

Mário Quintana. Revista Isto É. São Paulo, Três, 25⁄9⁄1985.
 Agora responda:

d)       O nome criança aparece duas vezes no texto. Que artigos você empregou antes desse substantivo?
e)       Como se classificam os artigos usados?

8.       Leia esta tira:




No terceiro quadrinho, Miguelito opõe a expressão o amigo a um amigo.

a) Explique por que o garoto está triste, com base na diferença de sentido que os artigos o e um provocam.
b) O que Miguelito quer dizer quando afirma que Mafalda “é igual às outras”?


IV PARTE

ESTUDOS GRAMATICAIS - ARTIGO

Lembrete:
Os artigos concordam com o substantivo em gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural);
Artigo definido: o, a, os, as (sua função é determinar, definir o substantivo);
Artigo indefinido: um, uma, uns, umas (sua função é indeterminar, indefinir  o substantivo).


ATIVIDADES

1.       Leia este texto com atenção e pinte de azul os artigos definidos e de vermelho os artigos indefinidos:

O REI PRESENTEIA COM ARTIGOS

Reconhecendo seu erro, o rei resolve compensar os substantivos. Antes que eles comecem com as reclamações, manda-lhes artigos de presente. Pouquíssimos, é verdade: O,A,Os, As, Um, Uma,Uns, Umas. Porém valiosos: acompanham os substantivos, como servos dedicados.
Sempre à frente de seu amo, o artigo anuncia sua chegada, seu gênero e número.
E não está longe o dia em que, tal qual um leão-de-chácara, o artigo terá que se atracar às fãs preposições, para impedi-las de se aproximarem dos substantivos famosos.

Cecília Vasconcellos. O rei das palavras. Rio de Janeiro. Nova Fronteira.


2.       Classifique os artigos conforme o modelo:

O policial encontrou uns estudantes pela mata.

o = artigo definido, masculino, singular
uns =artigo indefinido, masculino, plural

a)       Uma chuva fina e a neblina tomavam conta da mata.
b)       Os pais já estavam perdendo as esperanças.
c)        O senhor me dá um presente de aniversário?

3.       Agora, circule os artigos e faça uma seta indicando os substantivos a que se referem.

Vamos supor que uma emissora de rádio, durante sua programação, tenha transmitido a seguinte notícia:
Um incêndio de grandes proporções está destruindo, neste momento, um prédio comercial no centro de São Paulo. Pessoas que trabalham no local disseram que ouviram uma explosão e, logo a seguir, viram muita fumaça. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o prédio não possui sistema de segurança contra fogo e o incêndio pode se espalhar para outros prédios vizinhos. Ainda segundo soldados do Corpo de Bombeiros, a explosão teria sido causada por vazamento de gás.

4.       Leia este trecho de texto:

... A manhã era linda. [A borboleta] Veio por ali, fora, modesta e negra, espairecendo as suas borboletices, sob a vasta cúpula de um céu azul que é sempre azul, para todas as asas. Passa pela minha janela, entra e dá comigo. Suponho que nunca teria visto um homem; não sabia, portanto, o que era o homem; descreveu infinitas voltas.

Machado de Assis. Memórias póstumas de Brás Cubas. São Paulo, FTD, 1991.
a)       explique os dois diferentes sentidos em que foi empregada a palavra homem.
b)       Que recurso linguístico o narrador empregou para obter tal mudança de sentido?


5.       Em uma entrevista a um programa de televisão, um ator, falando a respeito de uma nova peça teatral da qual iria participar, disse:

“_ Nós não vamos apresentar uma peça; nós vamos apresentar a peça. Nós não vamos dar um espetáculo; nós vamos dar o espetáculo”.

Explique qual teria sido a intenção desse falante ao trocar o artigo que ocorre antes das palavras peça e espetáculo?


6.       Leia o texto a seguir:

02/04/09 - 11h53 - Atualizado em 03/04/09 - 09h59

Lula 'é o cara', diz Obama durante reunião do G20, em Londres

Presidentes se encontraram durante almoço de líderes.
Para Obama, Lula é o 'político mais popular do mundo'.


a)       Esta imagem apresenta a manchete de uma notícia. Qual é o fato noticiado?
b)       Quem são as pessoas envolvidas? Qual é a representatividade delas na sociedade?
c)        Sabendo que o G20 é um grupo de países emergentes que têm foco na agricultura, qual foi a importância desse encontro?
d)       Que expressão Obama usou para se referir a Lula?
e)       Que palavra acompanha o substantivo “cara”?
f)        Morfologicamente, como se classifica essa palavra que acompanha o nome?
g)       Se no lugar de “o cara”, o autor da notícia tivesse optado por escrever “um cara”, o efeito de sentido seria o mesmo?
h)       Além do sentido de particularidade, o que o uso do artigo definido “o” ocasionou à palavra “cara”?

7.       As questões abaixo referem-se ao trecho seguinte, extraído do texto A morte da tartaruga.
               
                “Olha, nós vamos à rua, compramos uma caixa bem bonita, bastante balas, bombons, doces e voltamos para casa. Depois botamos a tartaruga na caixa em cima da mesa da cozinha e rodeamos de velinhas de aniversário. Aí convidamos os meninos da vizinhança, acendemos as velinhas, cantamos o ‘Happy-Birth-Day-To-You’ pra tartaruguinha morta e você assopra as velas. Depois pegamos a caixa, abrimos um buraco no fundo do quintal, enterramos a tartaruguinha e botamos uma pedra em cima com o nome dela e o dia em que ela morreu.”

a)       Grife os artigos do trecho acima. Atenção: os artigos acompanham os substantivos, aparecendo sempre antes deles!

b)       O pai do menino refere-se várias vezes à caixa em que a tartaruga seria colocada. Por que, na primeira vez, ele usa o artigo indefinido (“compramos uma caixa bem bonita”) e, na terceira, o definido (“pegamos a caixa”)?



ESTUDOS GRAMATICAIS – ARTIGO

V PARTE
Saiba que: artigo é a palavra variável que precede o substantivo, determinando-o ou indeterminando-o.
Artigo definido:  o, a, os, as
Artigo indefinido: um, uma, uns, umas

1.       Complete com os artigos definidos o e a e faça a correspondência com o significado ao lado.

A - _______ cabeça                               (   ) capim, gramínea de jardim em áreas urbanas
B - _______ cabeça                               (   ) medida de peso
C -_______ grama                                   (   ) líder do grupo
D - _______ grama                                  (   ) parte do corpo humano
E -_______ estepe                                  (   ) estação transmissora
F -_______ estepe                                  (   ) aparelho transmissor
G - _______ rádio                                    (   ) tipo de vegetação, com plantas pequenas, encontrada em zonas frias e secas
H - _______  rádio                                   (    )  pneu sobressalente


LEMBRETE: A mudança do artigo (o = masculino; a feminino) acarreta mudança de significado em alguns substantivos.


2.       Empregue artigos definidos antes dos nomes próprios de lugar, sempre que for possível.

_______  Brasil                                               _______  Portugal                             _______  São Paulo
_______  Ceará                                                _______  África                                 _______Manaus
_______   Amazonas                                       _______  Porto Alegre                      _______  Espanha
_______   França                                             _______  Minas Gerais                      _______  Rio de Janeiro



LEMBRETE: Diante de nomes próprios de lugar, nem sempre é possível colocar o artigo.


3.       Agora, observando o exemplo dado, circule os artigos e faça uma seta indicando os substantivos a que se referem.


SAARA
 

O maior deserto do mundo tem 8 milhões de quilômetros quadrados e se estende por 5 mil quilômetros de dunas desde a costa do atlântico até o Mar Vermelho, ocupando a porção norte do continente africano. É espaço suficiente para conter toda a Austrália e ainda sobra. Dez países, com povos e histórias diferentes, ocupam o Saara, cuja anatomia pode ser dividida em cinco regiões: Tassili-N-Ajjer, no sudeste, uma paisagem coberta por palmeiras; Hoggar, um platô de pedras com até 2.728 metros de altura; Tibesti, um maciço pontilhado por bocas de vulcão; Angamma, onde estão os oásis de Faya-Largeau e uma falésia de 350 mil quilômetros quadrados; e Tenéré, velha rota das caravanas de sal.


4.       Leia os textos a seguir observando a mudança do artigo indefinido para o artigo definido.


Vamos supor que uma emissora de rádio, durante sua programação, tenha transmitido a seguinte notícia:

TEXTO I

Um incêndio de grandes proporções está destruindo, neste momento, um prédio comercial no centro de São Paulo. Pessoas que trabalham no local disseram que ouviram uma explosão e, logo a seguir, viram muita fumaça. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o prédio não possui sistema de segurança contra fogo e o incêndio pode se espalhar para outros prédios vizinhos. Ainda segundo soldados do Corpo de Bombeiros, a explosão teria sido causada por vazamento de gás.


TEXTO II

Sou um homem de meia-idade; e, como deixarei para sempre de fumar dentro de alguns minutos, a minha probabilidade de morrer daqui a pouco ficará reduzida à metade. Resta a outra metade, ou seja, a morte em decorrência de outras causas. Quanto a estas, não creio que haja nada a fazer. Não há outros vícios que eu possa abandonar, a não ser o de vive.

Fernando Sabino, A falta que ela me faz. Rio de janeiro, Record, 1991.


O artigo sempre se antepõe a um substantivo e concorda com ele em gênero (masculino⁄feminino) (singular⁄plural).


a)       Observe que nos textos há vários artigos. Retire-os.
b)       Dê a classificação dos artigos presentes nos textos lidos.
c)        Identifique no texto, de Fernando Sabino, os casos em que a palavra destacada não é artigo.


5.       Leia este trecho de texto:

... A manhã era linda. [A borboleta] Veio por ali, fora, modesta e negra, espairecendo as suas borboletices, sob a vasta cúpula de um céu azul que é sempre azul, para todas as asas. Passa pela minha janela, entra e dá comigo. Suponho que nunca teria visto um homem; não sabia, portanto, o que era o homem; descreveu infinitas voltas.

Machado de Assis. Memórias póstumas de Brás Cubas. São Paulo, FTD, 1991.

c)        Explique os dois diferentes sentidos em que foi empregada a palavra homem.
d)       Que recurso linguístico o narrador empregou para obter tal mudança de sentido?

6.       Em uma entrevista a um programa de televisão, um ator, falando a respeito de uma nova peça teatral da qual iria participar, disse:
“_ Nós não vamos apresentar uma peça; nós vamos apresentar a peça. Nós não vamos dar um espetáculo; nós vamos dar o espetáculo”.

Explique qual teria sido a intenção desse falante ao trocar o artigo que ocorre antes das palavras peça e espetáculo?

7.       Há alguns anos, as duas frases a seguir eram utilizadas nas campanhas publicitárias da cerveja Kaiser. Leia-as atentamente.
a)       “Kaiser: a cerveja.”
b)       “A Kaiser é uma grande cerveja.”
Comparando o sentido de ambas, é possível afirmar que entre elas há certa contradição? Explique sua resposta.


Atenção: O artigo colocado antes de uma palavra de qualquer classe, a transforma em substantivo.
Os artigos pertencem à classe de palavras variáveis. É um determinante do substantivo, diz se ele vai ser definido ou indefinido, masculino ou feminino, singular ou plural.

Artigos variam em gênero e número, são palavras que antecedem os substantivos - vem antes dos substantivos - para determiná-lo ou indeterminá-lo.























4 comentários:

Anônimo disse...

Suas atividades são muito interessantes, parabéns!

Unknown disse...

Muito bom bem explicado aprendi muito.
Luziene martins

Unknown disse...

Parabéns! Ótimas atividades!

Maria Helena Alves disse...

Parabéns, adorei todas as atividades!!!

Indique este blog a um amigo.