Temblante para blog







Pesquisar este blog:

IPRIMIR

Print Friendly and PDF

sexta-feira, 29 de julho de 2011

AS LUAS DE LUÍSA, DE DILÉIA FRATE

A terra tem uma lua, Saturno tem vinte, mas Luísa, temperamental, imprevisível, criativa, brincalhona, chorona, risonha, generosa, carente e absurda, tinha pelo menos umas trinta luas perto de si. Cada lua representava um estado de espírito diferente. A melhor lua iluminava as brincadeiras noturnas quando Luísa ficava acordada até tarde jogando, brincando, pulando na cama, vendo TV, fazendo maluquices e olhando pro céu. Era quando a mãe chegava e dizia: “Pare com isso, amanhã você tem que acordar cedo”. O que já era suficiente para despertar a pior das luas: a do mau humor. Nesse momento ela batia o pé, chorava, xingava, e a mãe dizia apenas: “Luísa, você é de lua!”. E fechava a janela. (...)

Diléa Frate

CONSTRUINDO O SENTIDO DO TEXTO

1 – Qual é o personagem principal da história?

2 – Como ela é?

3 – No texto, o que significa ter luas?

4 – Você acha que também tem tantas luas como Luísa?

5 – Há algumas combinações de palavras que tornam esse texto muito interessante. Responda em seu caderno:
a)    Qual a combinação de sons a autora explorou no título do texto?

b)    Que significado essa combinação pode ter?

6 – Releia em voz alta a primeira frase do texto, observando a pontuação. Que recurso na escrita garantiu o ritmo da sua leitura?

7 – Nessa primeira frase do texto, como a autora mostra as mudanças de lua de Luísa?

8 – Imagine que você estivesse escrevendo em seu diário uma frase como a que inicia o texto.
a)    Reescreva essa frase em seu caderno com as características que enumeraria sobre você. Não se esqueça de utilizar a vírgula para separar a sua enumeração: “A Terra tem uma lua, Saturno tem vinte, mas eu...

b)    Leia o que você escreveu para seus colegas e ouça o que eles escreveram: será divertido e interessante conhecer um pouco mais as características de cada um.



ESTUDOS GRAMATICAIS

9 – Observe a frase:
“A melhor lua iluminava as brincadeiras noturnas quando Luísa ficava acordada até tarde jogando, brincando, pulando na cama, vendo TV, fazendo maluquices e olhando pro céu.”
Faça uma lista com as palavras da frase que são nomes, isto é, que são substantivos.

10 – Entre os substantivos que você encontrou na questão anterior, escreva o/s que nomeia /nomeiam:

a)    Atitudes/ação;
b)    Objetos;
c)    Seres que você vê, embora não consiga tocar.

11 - Releia:
“A terra tem uma lua (...), mas Luísa (...) tinha pelo menos umas trinta luas perto de si.”
Nessa frase, o substantivo lua tem o mesmo significado nas duas vezes em que aparece? Explique.

12 – Considere o que você aprendeu sobre substantivo concreto e substantivo abstrato e vamos ver como o substantivo lua pode ser classificado no texto “As luas de Luísa”.
a)    Ao referir-se aos satélites de Saturno, o substantivo luas foi utilizado com sentido concreto ou abstrato?

b)    Ao referir-se às alterações de humor de Luísa, portanto a emoções e sentimentos, o termo luas é um substantivo concreto ou abstrato?

13 – Releia a primeira frase do texto “As luas de Luísa”:
“A terra tem uma lua, Saturno tem vinte, mas Luísa, temperamental, imprevisível, criativa, brincalhona, chorona, risonha, generosa, carente e absurda, tinha pelo menos umas trinta luas perto de si.”

Você já viu que, para mostrar as mudanças de estado de espírito de Luísa, a autora enumerou características da menina, muito diferentes umas das outras.
Das palavras usadas para caracterizar Luísa, quais podem indicar sentidos opostos?

14 – Transcreva em seu caderno três características de Luísa que aparecem quando ela está na melhor lua.

15 – Observe:

LUÍSA: criativa, temperamental, imprevisível, chorona, generosa, brincalhona, risonha, carente, absurda.

Responda: qual a importância das palavras que circundam o substantivo “Luísa” para o texto?


Recados


























































































Nenhum comentário:

Indique este blog a um amigo.